Dicas para garantir o embarque da mercadoria


Se você trabalha com importação empresarial ou pretende trabalhar nesse ramo, já deve ter se deparado com o medo sobre como garantir que a mercadoria que chegará no Brasil é exatamente o que você comprou do fornecedor internacional.

Esse é um medo clássico de quem não tem muita experiência com Comércio Exterior. Mas não precisa ser assim. Existem soluções que podem te salvar uma boa quantidade de dinheiro, tempo e dor de cabeça.

Vamos para as dicas:

Fornecedor Confiável

O primeiro passo numa relação comercial internacional é conseguir um fornecedor confiável. Ponto que abordamos um pouco em nosso outro texto: "3 Dicas de como evitar o calote na importação de produtos". Você precisa ter alguém de muita confiança na outra ponta. Algumas dicas para encontrar esse tipo de fornecedores são:

  1. Viajar até o país e visitar fornecedores;

  2. Contratar uma trading ou um inspetor de fábricas;

  3. Visitar feiras internacionais;

Pagamento Final depois de Vistoria

Independentemente do seu nível de confiança no fornecedor, sempre recomendamos que o pagamento seja feito somente depois de uma vistoria dos produtos. Isso porque mesmo com fornecedores confiáveis, o risco de eles fabricarem produtos de qualidade insatisfatória, embalarem os produtos de forma errada ou cometerem qualquer outro erro é inerente ao processo fabril.

Se você pagar antes que essa mercadoria seja vistoriada, corre o risco de ter que esperar a mercadoria chegar até a sua empresa depois de quase 1-2 meses de viagem e depois de ter pago todos os tributos de internação da mercadoria.

Imagine a cena, você todo feliz que a mercadoria chegou, seus clientes aguardando os produtos ansiosamente e já em cima do prazo, e quando você abre o container descobre que não veio exatamente como você pediu e não tem como consertar aqui no Brasil. O que você faz?

Provavelmente irá tentar conversar com o fornecedor para devolver a mercadoria. Mas e se ele não te responder mais? Sinceramente, suas chances de conseguir o dinheiro de volta são mínimas - tema para outro texto, onde abordaremos aspectos jurídicos internacionais.

Isso nos leva a importância da terceira dica:

Vistoria da Mercadoria Antes do Embarque

Dependendo do valor que você pretende importar, a viagem para o país que está comprando pode ser bem viável. Afinal, nada melhor do que uma vistoria feita pelo próprio dono da futura mercadoria, não é?! Porém, sabemos que nem sempre temos o tempo e os recursos suficientes para fazer esse tipo de viagem. Então o que fazer?

Como comentei anteriormente, você pode contratar uma vistoria através de profissionais. Nós da Goldman Trade temos escritórios parceiros na China, por exemplo, que podem fazer este tipo de serviço (e até passar fornecedores confiáveis) para você por um preço bem acessível.

Este serviço de vistoria antes do embarque é muito interessante, pois o vistoriador se encarrega de visitar presencialmente a fábrica do exportador, tirar fotos da fábrica e dos seus produtos nos detalhes e acompanhar o embarque das suas mercadorias. No final do serviço, ele envia um relatório completo do que foi visto, analisado e conferido.

Resumindo...

Garantir o embarque, das mercadorias que você comprou, com segurança não é nenhum grande desafio, mas é preciso seguir alguns procedimentos padrões para não cair em roubada. São eles:

  • Conseguir fornecedores confiáveis;

  • Pagamento final depois da vistoria;

  • Vistoria antes do embarque;

Portanto, essas são as dicas do texto de hoje. Espero ter contribuído para o seu sucesso nas futuras importações que o aguardam. Falando em importações, acredito que você vai gostar desse infográfico que fizemos explicando como funciona o processo de importação: "(Infográfico) Passo-a-passo do Processo de Importação de Produtos"

Gostou das dicas? Quer ficar por dentro de vários outros procedimentos e ideias que podem te ajudar a fazer uma importação com sucesso? Baixe nossos conteúdos no site, inscreva-se no blog aqui embaixo e nunca deixe de receber as postagens assim que elas forem publicadas.

#comércioexterior #fornecedoresinternacionais #fraude #riscos #importação #cuidadosnaimportação

Planilha de Custos

Faça uma simulação dos custos da sua importação de forma rápida e prática.

Posts Relacionados