Conheça os documentos mais usados na importação


Documentos importação - invoice, fatura, packing list, conhecimento de embarque

Os documentos usados nas importações podem variar dependendo do tipo de produto, porém existem alguns que são utilizados em todos os casos. Vamos conhecer os mais utilizados.


Documentos Emitidos pelo Exportador


1. Fatura


A fatura é o documento emitido pelo exportador, no qual se descreve todas as características das mercadorias, tais como: quantidade, preço unitário e total, peso líquido e bruto, nome e endereço do exportador, do fabricante, dados bancários, forma de pagamento, termos de garantia, etc.


São dois os tipos de faturas emitidas pelo exportador:


- Proforma Invoice


É emitida pelo exportador ou representante, precede a fatura comercial, descrevendo a mercadoria e os termos de venda, servindo para fins de cotação e formalizando o que foi tratado pelas partes. É por ela e nos termos nela acordados que será providenciada a licença de importação e o pagamento.


- Comercial Invoice:


Documento internacional, emitido pelo exportador, imprescindível para que o importador possa liberar as mercadorias em seu país. A fatura comercial formaliza a transferência da propriedade da mercadoria, atesta o que está sendo embarcado e os termos negociados, bem como as características do produto vendido, podendo-se dizer que corresponde a uma "nota fiscal" internacional.


2. Packing List (ou romaneio)


O Packing List é emitido pelo exportador para instruir o embarque e o desembaraço da mercadoria, auxiliando o importador quando da chegada dos produtos no país de destino.


A Packing List relaciona as mercadorias embarcadas dentro de suas respectivas embalagens (containers, pallets ou outros). Contém também outras informações como, destinatário, quantidade de volumes, marcas, etc.


Se você tiver interesse em conhecer melhor estes documentos, nós criamos um modelo para você ter como base nas suas importações. Você pode baixá-los através deste link: Modelo de Documentos de Importação.


Imaginando que você irá precisar de ajuda com o preenchimento ou conferência destes documentos quando for enviado pelo exportador, também montamos um checklist para lhe auxiliar com isso: Checklist de Pontos Importantes nos Documentos de Importação


3. Outros


Dependendo do tipo de mercadoria ou importação, outros documentos poderão ser exigidos pelo importador, para apresentação na alfândega, tais como: certificado de origem, certificado fitossanitário, fatura consular, etc.


Documento Emitido pela Transportador


O conhecimento de embarque, emitido pela empresa transportadora, ou por seu agente, é o documento para transporte objeto de especificações convencionadas em protocolos internacionais, cuja função é identificar os principais dados característicos de uma remessa transportada.


O conhecimento de embarque serve para transferir a propriedade da carga, além de constituir prova de embarque, tem função de contrato de transporte e quando aplicável, de bilhete de seguro. Pode ser contratado tanto pelo exportador quanto pelo importador dependendo da modalidade da importação.


Nele são apresentados os dados básicos de uma remessa, onde se incluem os dados do remetente e do destinatário, incluindo-se CNPJ das empresas brasileiras, quantidade, tipo, peso, dimensões ou volume cúbico das embalagens, taxas de câmbio aplicadas, tarifas, rotas, destino, etc.


Os conhecimentos de embarque mais comuns são:


- Conhecimento de Embarque Marítimo – Bill of Landing - B/L.

- Conhecimento de Embarque Aéreo – Air Waybill - AWB.


O AWB também pode ser conhecido como MAWB - Master Air Waybill, ou HAWB - House Air Waybill, quando a carga for consolidada.


Gostou das dicas? Quer ficar por dentro de vários outros procedimentos e ideias que podem te ajudar a fazer uma importação com sucesso? Baixe nossos conteúdos no site, curta nossa página no Facebook, inscreva-se no blog e nunca deixe de receber as postagens assim que elas forem publicadas.

#documentos #invoice #packinglist #conhecimentodeembarque #faturacomercial #importação #cuidadosnaimportação

Planilha de Custos

Faça uma simulação dos custos da sua importação de forma rápida e prática.

Posts Relacionados
Recent Posts