6 Maneiras que os fornecedores internacionais usam para enganam


fraude internacional fornecedores

Não é de hoje que ouvimos diversas pessoas e empresas que caíram em fraudes de fornecedores fraudulentos e sofreram perdas financeiras por conta disso. Neste post vamos abordar algumas das práticas mais comuns que esses fornecedores utilizam para enganar os iniciantes no ramo da importação.

1. Alibaba

Para quem não sabe, o Alibaba é um site conhecido mundialmente para quem deseja buscar fornecedores em todo o mundo, principalmente na China. Sem dúvida alguma, este site é muito útil para conectar fornecedores com compradores, porém é preciso ter muito cuidado para não se meter em furada.

Fornecedores fraudulentos se utilizam dessa plataforma para ganhar credibilidade e serem alcançados por potenciais compradores. Ano passado, por exemplo, foi descoberto que alguns desses fornecedores haviam conseguido burlar o certificado de "Gold Supplier" do Alibaba e aparecer como se já tivesse alguns anos trabalhando sem problemas nessa plataforma.

2. Site

Além do Alibaba, outra forma desses fornecedores ganharem credibilidade é através da criação de sites bem organizados e de boa apresentação. Acredite ou não, eles não brincam de enganar, sabem fazer a coisa bem feita.

Dessa forma, compradores que só veem esses fatores como forma de escolha, podem ser facilmente enganados.

3. Amostras de terceiros

Digamos que esse fornecedor já conseguiu ganhar parte da sua confiança, mas você ainda não está totalmente convencido e pede uma amostra.

Como eles não tem produção de produção desses produtos, o que fazem é comprar o seu produto em qualquer outro fornecedor ou loja no país deles e enviar para você. Já que a cobrança de amostras é comum no Comércio Exterior, ele não terá prejuízo nenhum nessa etapa.

Se era esse fator que você precisava para confiar completamente nele, ele acabou de conseguir o que queria e estará pronto para o bote.

4. Depósito adiantado

Depois de conquistada a confiança do comprador internacional, no caso você. O que esses fornecedores fazem é dizer que para que a produção seja iniciada, você precisa fazer o depósito de pelo menos 30% do total do valor da mercadoria.

Se fosse só isso, o prejuízo seria menor, mas o problema é que eles começam a argumentar que se você quiser economizar (pelo menos uns $100 de transação financeira), pode depositar os 100% de uma vez.

Esse argumento funciona bastante com pequenas importações e eles usam muito!! Tome cuidado!

5. Container surpresa

Uma das outras práticas utilizadas é o que costumamos chamar de "container surpresa". Nessa tipo de fraude, o fornecedor já conquistou sua confiança e já até recebeu seu dinheiro, mas quer ganhar um tempo para você não incomodá-lo tão cedo e dar tempo para ele sumir do mapa com tranquilidade.

Para aumentar mais ainda sua confiança, ele pode até enviar umas fotos de umas caixas (sem mostrar o produto) e container sendo fechado e etc...

Quando você recebe a mercadoria e abre as caixas - depois ter esperado todo o período de transporte, pago todos os impostos e tudo o mais - vê que recebeu só isopor ou só pedras. SIM, isso acontece com frequência com importadores que não tomam os devidos cuidados.

6. Criação de Confiança Progressiva

Essa forma talvez seja a pior de todas, pois é feita com visão de longo prazo. Nessa modalidade de fraude, o fornecedor fará algumas entregas corretas e deixará a fraude para quando sua importação for de volume considerado.

Sim, isso também acontece!

O que eles fazem é construir confiança com você e esperar o momento certo para uma tacada excepcional. A verdade é que quanto maior o volume e confiança estabelecida entre as partes, maior o risco de calote ou fraude acontecer - se você não estiver devidamente protegido e respaldado com contratos e fiscalizações in loco.

Para garantir a segurança das suas importações, muitas empresas utilizam a assessoria de profissionais qualificados e experientes. O que na verdade, é uma importação via trade (conta e ordem) - a forma que nós mais importamos aqui na Goldman Trade para nossos clientes. Se você quiser conhecer mais, baixe o conteúdo que nós fizemos para explicar melhor como funciona: [Infográfico] Passo-a-Passo da Importação via Trade.

Resumindo

Estas são 6 das formas mais comuns que os fornecedores internacionais fraudulentos se utilizam para enganar compradores internacionais. Isso não quer dizer que todos os fornecedores que você conversa são fraudulentos, mas que você deve tomar o máximo de cuidado quando estiver lidando com fornecedores de outros países. Afinal, se causas judiciais dentro do país já são complicadas, imagine causas internacionais.

Para evitar cair nesses tipos de fraudes, lembre-se de buscar ajuda profissional quando for investir o seu precioso dinheiro conquistado com muito suor. Não se deixe levar por poucas conversas por email ou coisa parecida.

Gostou das dicas? Quer ficar por dentro de vários outros procedimentos e ideias que podem te ajudar a fazer uma importação com sucesso? Baixe nossos conteúdos no site, curta nossa página no Facebook, inscreva-se no blog e nunca deixe de receber as postagens assim que elas forem publicadas. Além disso, você pode falar com um de nossos CONSULTORES que poderão lhe ajudar com todas as demandas que você tiver com Comércio Exterior, basta preencher a SOLICITAÇÃO DE ATENDIMENTO.

#trade #contaeordem #cuidadosnaimportação #fornecedoresinternacionais #riscos #importação

Planilha de Custos

Faça uma simulação dos custos da sua importação de forma rápida e prática.

Posts Relacionados
Recent Posts
Archive
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square