3 Principais Diferenças entre o Transporte Marítimo e o Aéreo


Diferenças transporte e marítimo comércio exterior

Uma das maiores dúvidas quando se fala de importação é qual tipo de transporte utilizar, marítimo ou aéreo.

Pensando nisso, decidi destacar as principais diferenças entre eles para ajudar você a escolher de forma mais fácil.

1. Tempo de transporte

A primeira diferença é com relação ao tempo que estes dois tipos de transporte levam para transportar a sua carga de um local para o outro. Como já abordamos esse fator em outro artigo ("Quanto tempo leva o tempo de transporte da China para o Brasil"), vou me ater especificamente ao tempo de viagem - neste caso, vou utilizar o transporte da China para o Brasil como exemplo.

No caso do transporte marítimo, o tempo médio de viagem é de 45 dias, como margem de 10 ou, até mais, dias para cima ou para baixo.

Para o transporte aéreo, o prazo fica em torno de 7 dias.

2. Custo de transporte

A segunda grande diferença é o custo. Como você pode imaginar, o custo do transporte aéreo é muito maior que o transporte marítimo, porém em casos de importações pequenas e/ou urgentes, tem um custo benefício bem interesse.

O custo do transporte marítimo de um container de 20 pés, por exemplo, fica na faixa de $1500-$2500 (podendo passar dessa faixa em alguns momentos). Esse container normalmente leva até 23 toneladas, podendo passar em alguns casos especiais.

Já o custo do transporte aéreo através de aviões cargueiros fica em torno de $10/kg.

3. Tempo e local de liberação de carga

Dependendo do transporte que você escolher, a liberação será feita em lugares diferentes e terá tempo de liberação diferente também.

Para liberação do transporte marítimo, a liberação vai levar em torno de uma semana, podendo até se estender para duas ou mais dependendo da parametrização ou se houverem paralizações da Receita, por exemplo. Nessa modalidade, a liberação é feita no porto de destino.

No caso do aéreo, a liberação leva 3-4 dias e é feita no aeroporto.

Concluindo

Como vimos, não existe transporte melhor ou pior, embora hajam grandes diferenças entre eles. O que precisamos ter em mente é que cada transporte existe para atender um tipo específico de demanda, e nosso trabalho é entender bem as particularidades de cada um e escolher a opção mais adequada para nossas importações.

Gostou das dicas? Quer ficar por dentro de vários outros procedimentos e ideias que podem te ajudar a fazer uma importação com sucesso? Baixe nossos conteúdos no site, curta nossa página no facebook, inscreva-se no blog aqui embaixo e nunca deixe de receber as postagens assim que elas forem publicadas.

#importação #transporteinternacional #custosimportação #tempo

Planilha de Custos

Faça uma simulação dos custos da sua importação de forma rápida e prática.

Posts Relacionados