3 Dicas de como evitar o calote na importação de produtos


Riscos na importação

Sabemos que a importação de produtos de fornecedores internacionais pode ser uma grande oportunidade de expansão do seu negócio ou até mesmo para a abertura de um novo negócio.

Mas não é de hoje que ouvimos inúmeros casos de pessoas que levaram calote e sofreram grandes prejuízos ao se arriscar a importar produtos de fornecedores internacionais. Muitos se aventuram nessa jornada da importação sem o menor conhecimento e experiência, e infelizmente, acabam sofrendo gravíssimas consequências.

É muito triste ouvir os relatos destes acontecimentos, que não são poucos. Pouco tempo atrás, um rapaz entrou em contato comigo me informado que havia depositado cerca de R$20mil reais para um fornecedor na Alemanha e desde o momento em que o dinheiro caiu na conta, o fornecedor nunca mais respondeu seus contatos.

Bem, a nossa intenção com este texto é que você não seja o próximo a fazer parte desta lista de pessoas que já foram enganadas por algum fornecedor fraudulento.

Não deixe de conferir nosso Infográfico sobre o Passo-a-Passo da Importação via Trade!

Portanto, aqui vão 3 dicas de como evitar o calote na importação:

Dica #1: NUNCA deposite dinheiro sem que você confie 100% no fornecedor.

Isso mesmo, depósito adiantados são feitos quando se tem uma relação de confiança e com muitos anos de parceria. Não pense que porque a pessoa que você está se comunicando lá fora responde seus e-mails e/ou coloca uma foto interessante no WhatsApp que você pode confiar nela ao ponto de arriscar o seu precioso e suado dinheiro fazendo um depósito às escuras.

Recomendamos fortemente que você viaje até o país e visite alguns fornecedores e que participe das principais feiras de exposição dentro do seu ramo aqui no Brasil e no exterior em busca de fornecedores confiáveis.

Caso não possa viajar, contrate profissionais para fazer uma vistoria rápida na fábrica - esta dica é muito boa, pois existem vários desses profissionais que moram na China, por exemplo, e podem fazer viagens rápidas para conferir a veracidade das informações que o fornecedor tem lhe passado por um preço muito acessível.

Dica #2: Se possível e viável, use Carta de Crédito ou Trade Assurance do Alibaba.

Explicada de forma simples, as cartas de crédito funcionam mais ou menos como o serviço do Mercado Pago. O banco recebe seu pagamento e envia uma carta de crédito para o seu fornecedor. Quando o seu fornecedor enviar a mercadoria, o banco irá liberar o dinheiro para ele, segundo foi acordado entre vocês no contrato - podendo ser na entrega da mercadoria no porto, na chegada da mercadoria (pouco provável que o fornecedor aceite uma condição como essa) ou depois da vistoria da mercadoria na sua empresa (muito menos provável ainda).

Dica #3: Caso não seja experiente no assunto, converse com especialistas.

Sabemos que o povo brasileiro é um povo trabalhador e empreendedor. Geralmente queremos fazer as coisas sem conhecer muito bem e vamos descobrindo como fazer no meio do caminho. O problema desse tipo de aventura no Comércio Exterior é que os riscos e incertezas são muito maiores, o que aumenta muito a chance de você ter um prejuízo. Por isso, busque ajuda de pessoas que trabalham nesse ramo há mais tempo e tem qualificação para isso. Não arrisque o seu dinheiro suado quando você pode conseguir conselhos de experts com valores acessíveis.

Conclusão

Portanto, mesmo que a importação seja muito atraente e uma excelente forma de conseguir expandir o seu negócio, é necessário tomar os devidos cuidados para não se meter em problemas financeiros com o calote de fornecedores fraudulentos.

Espero ter ajudado com essas dicas para que você não seja mais uma vítima desses casos, mas um importador forte com boas e confiáveis conexões no exterior.

Gostou das dicas? Quer ficar por dentro de vários outros procedimentos que podem te ajudar a fazer uma importação com sucesso e se manter protegido de fraudes como essas? Assine nosso blog e nunca deixe de receber as postagens assim que elas forem publicadas.

#importação #riscos #fraude #fornecedoresinternacionais #cuidadosnaimportação #comércioexterior

Planilha de Custos

Faça uma simulação dos custos da sua importação de forma rápida e prática.

Posts Relacionados